Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25714

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O desafio da dissociação na conservação de coleções etnográficas: um estudo a partir das cerâmicas resgatadas do Museu Nacional, UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Cosme, Maria Eduarda de Oliveira e
Orientador: Carvalho, Ana Paula Corrêa de
Coorientador: Azevedo, Paula de Aguiar Silva
Resumo: Este trabalho explora os níveis de dissociação dos acervos etnográficos do Museu Nacional no pós-incêndio, tendo como base de análise as bonecas Karajá. Elas foram resgatadas após o sinistro que ocorreu em 2 de setembro de 2018. Pertencentes ao Setor de Etnologia e Etnografia (SEE), atualmente fazem parte da Coleção Resgate. Sendo uma tragédia que abalou sistematicamente a instituição, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como os aspectos referentes à dissociação afetam os trabalhos de conservação e restauração do acervo etnográfico resgatado após o incêndio no Museu Nacional/UFRJ. Foram estipulados como objetivos específicos: analisar como a dissociação impactou na gestão dos acervos etnográficos resgatados do Museu Nacional/UFRJ; investigar as diferentes formas de dissociação presentes nas bonecas Karajá do Museu Nacional/UFRJ; fazer um levantamento de danos da amostragem selecionada; correlacionar aspectos dos danos físicos com a dissociação, simbólica e informacional e como isso implica na conservação e restauração desse acervo. O trabalho faz uma abordagem multidisciplinar, integrando a metodologia de diagnóstico próprio da conservação-restauração associada a reflexões sobre as alterações simbólicas e culturais. Um grupo de oito Ritxoko foram selecionadas para diagnóstico de conservação, sendo realizado um levantamento de danos, discutindo as consequências da dissociação decorrente do incêndio. Foi observado que consoante com as características metafísicas do agente de dissociação, não apenas o estado físico das obras foi afetado, porém, também os valores simbólicos dos objetos, pensando para além das degradações físicas. Especialmente visto que acervos etnográficos necessitam de seu contexto cultural para serem compreendidos em sua totalidade. Se conclui que o trabalho do conservador-restaurador vai além de lidar com danos apenas materiais, mas como profissional atuante em ambientes museológicos deve zelar pelos sistemas informacionais que o objeto está inserido, assim assegurando sua integridade física e seus valores.
Palavras-chave: Conservação preventiva
Dissociação
Coleções etnográficas
Bonecas Karajá
Preventive conservation
Dissociation
Ethnographic collections
Karajá Dolls
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSME, Maria Eduarda de Oliveira e. O desafio da dissociação na conservação de coleções etnográficas: um estudo a partir das cerâmicas resgatadas do Museu Nacional, UFRJ. 2024. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEOCosme.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.