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dc.contributor.advisorAssafim, João Marcelo de Lima-
dc.contributor.authorBorges, Guilherme Augusto Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-05-09T12:37:14Z-
dc.date.available2025-05-11T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBORGES, Guilherme Augusto Gonçalves. A marca como ativo estratégico: perspectivas sobre o processo de avaliação de bens imateriais no tráfego jurídico. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25762-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompliancept_BR
dc.subjectDireito Comparadopt_BR
dc.subjectDireito Societáriopt_BR
dc.subjectMarca (Propriedade Industrial)pt_BR
dc.subjectSociedade Anônimapt_BR
dc.titleA marca como ativo estratégico: perspectivas sobre o processo de avaliação de bens imateriais no tráfego jurídicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7087032562757861pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia examina o papel dos processos de avaliação marca como ativo estratégico no tráfego jurídico, com enfoque na importância da propriedade intelectual para a valorização da empresa e seus reflexos jurídicos e socioeconômicos. Inicia-se com uma análise histórica e jurídica dos fundamentos conceituais da marca, considerando sua relevância econômica e a gestão de branding. A seguir, são abordados os aspectos socioeconômicos ligados ao fechamento de capital, à formação do preço justo e à proteção dos interesses de stakeholders e consumidores. Um estudo comparativo entre sistemas internacionais – europeu, estadunidense e asiático – é realizado, evidenciando práticas de proteção e avaliação de marca nesses mercados. Por fim, o sistema brasileiro é analisado, destacando sua evolução e os desafios contemporâneos. O trabalho contribui para a compreensão da busca pela delimitação da natureza jurídica do valor da marca, nos impactos da propriedade intelectual sobre a competitividade e a sustentabilidade empresarial, destacando o papel da marca na estratégia corporativa em um cenário globalizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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