Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25934

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção de biossurfactante por yarrowia lipolytica a partir de óleo cru para casos de derramamento de petróleo
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Juliana de Melo
Orientador: Amaral, Priscilla Filomena Fonseca
Coorientador: Ferreira, Tatiana Felix
Coorientador: Cayres, Caroline Alves
Resumo: Biossurfactantes são moléculas anfipáticas que são produzidas por diversos microrganismos. Estas substâncias apresentam inúmeras vantagens quando comparados aos surfactantes sintéticos, porém ainda não conseguem competir economicamente devido aos seus altos custos de produção. Esse problema pode ser reduzido através do uso de matérias-primas alternativas, como os óleos residuais. O Brasil é o segundo maior produtor de petróleo offshore do mundo e, devido à intensa atividade no mar, grandes quantidades de resíduos oleosos são descartadas na água, prejudicando o ambiente marinho. Como grande parte das moléculas presentes no petróleo são biodegradáveis, a biorremediação tem se mostrado uma técnica de degradação promissora. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo investigar a produção de biossurfactante por Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682 a partir da biodegradação de óleo cru. A influência de diferentes fontes de carbono (glicose e melaço) e de nitrogênio (sulfato de amônia (SA) e milhocina) foi avaliada na produção do biossurfactante com e sem a presença de petróleo. A influência da concentração de inóculo, da adição de extrato de levedura e da velocidade de agitação também foi analisada. Demonstrou-se que Y. lipolytica foi capaz de crescer e produzir biossurfactante a partir de todas as fontes investigadas, sendo o meio contendo glicose, petróleo e SA o que atingiu a maior concentração celular (aproximadamente 11,5 g/L) e o meio glicose e SA o que atingiu o maior valor de Índice de Emulsificação (IE=43,33%). Na maioria dos casos, os experimentos controle (sem petróleo) apresentaram os melhores resultados, no entanto, a produção de biossurfactante dos meios contendo o substrato hidrofóbico é subestimada, visto que o surfactante aderido à parede celular da levedura não foi quantificado. Na presença de petróleo, o maior valor de IE (30,95%) foi obtido em meio contendo glicose com sulfato de amônia após 96h. Por fim, os dados obtidos indicaram que a cepa Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682 é uma boa produtora de biossurfactante com potencial de aplicação em processos de biorremediação.
Palavras-chave: Biossurfactantes
Yarrowia lipolytica
Biorremediação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOPES, Juliana de Melo. Produção de biossurfactante por yarrowia lipolytica a partir de óleo cru para casos de derramamento de petróleo. 2024. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMLopes.pdf841.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.