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http://hdl.handle.net/11422/26038
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Mesquita, Carolina Pereira Lins | - |
| dc.contributor.author | Santos, Lucas de Oliveira dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:29:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-07T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Lucas de Oliveira dos. Mototáxis e as plataformas digitais no contexto do Rio de Janeiro. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26038 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Contrato de trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Relação de emprego | pt_BR |
| dc.subject | Subordinação | pt_BR |
| dc.subject | Uberização | pt_BR |
| dc.title | Mototáxis e as plataformas digitais no contexto do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4213026169005908 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por tema os mototaxistas do Rio de Janeiro e discute as transformações que ocorreram nas relações de trabalho introduzidas pelas plataformas digitais. O fenômeno decorrente dessa introdução é o chamado “uberização”, marcado pela precarização do trabalho, apesar da possível flexibilidade. Uma relação de trabalho que desafie (e burle) a subordinação clássica é o que as plataformas digitais incentivam, com o intuito de controlar os trabalhadores a partir de seus rendimentos específicos que caracterizem um desempenho e não ofereçam garantias trabalhistas adequadas. O objetivo principal deste estudo é verificar a importância da atividade do mototáxi para a cidade do Rio de Janeiro e abordar sua vulnerabilidade urbana, principalmente em locais de difícil acesso, além de propor uma revisão formal de seus direitos, reconhecendo os desafios da regulamentação trabalhista e a falta de responsabilidade das plataformas em vista das condições frágeis vivenciadas pelos motoristas em seu dia a dia, sendo necessária a atualização do entendimento dos tribunais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Direito | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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