Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26039

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Performatividade, poder e convencimento: o Tribunal do Júri como espaço de encenação
Autor(es)/Inventor(es): Veiga, Lucca Pedrário de Azevedo
Orientador: Almeida, Philippe Oliveira de
Resumo: Neste trabalho, analisamos, inicialmente, a performatividade da linguagem jurídica no contexto específico do Tribunal do Júri do Estado do Rio de Janeiro, na tentativa de demonstrar como os discursos proferidos pelos atores judiciais influenciam na construção de verdades e, por conseguinte, no veredito. O presente trabalho se apoia na teoria dos atos de fala de Austin e Derrida, que propõem a linguagem como uma forma de ação capaz de modificar a realidade, e nas análises de Butler, Foucault e Bourdieu, a partir do conceito de performance e relação intrínseca entre saber e poder. A partir de uma extensa revisão bibliográfica e histórica e da pesquisa de caráter qualitativo, em que se examinou os discursos proferidos em sessão de julgamento no Tribunal do Júri, foi possível identificar como esse rito jurídico se assemelha a um teatro, onde os atores jurídicos encenam narrativas a fim de construir uma verdade que seja favorável a sua causa. Essa verdade, então, não se apresenta como fato objetivo, imutável, mas como uma construção social moldada pelos discursos e pelas relações de poder existentes na tribuna. Assim, o trabalho também investiga as relações de poder que permeiam o espaço judicial, destacando como a performance é utilizada não apenas para persuadir, mas também para legitimar e consolidar hierarquias de saber e autoridade.
Palavras-chave: Narrativa (retórica)
Persuasão (retórica)
Retórica jurídica
Tribunal do júri
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VEIGA, Lucca Pedrário de Azevedo. Performatividade, poder e convencimento: o Tribunal do Júri como espaço de encenação. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPAVeiga.pdf276.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.