Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26041

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Entre fronteiras e desejos: a exploração do tráfico internacional de mulheres para fins sexuais e suas implicações no direito penal brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Bruna Lucia Aparecida do Carmo
Tutor: Mérida, Cristiane Brandão Augusto
Resumen: Tendo como objetivo a análise do crime de tráfico internacional de mulheres para fins sexuais e seus desdobramentos no Direito Penal brasileiro, este trabalho concentra-se na discussão das causas estruturais, sociais e econômicas que favorecem essa prática criminosa, além de buscar entender quais são os métodos utilizados para o aliciamento e exploração das vítimas. Para uma melhor compreensão da dimensão e gravidade do crime, é feita uma pesquisa voltada para a evolução histórica das leis nacionais e convenções internacionais que abordam o tema, sendo possível observar as principais mudanças e avanços que ocorreram ao longo das décadas, destacando marcos importantes, como o Protocolo de Palermo e a Lei nº 13.344/2016. Tratando do tráfico internacional de mulheres dentro do sistema de justiça brasileiro, a pesquisa debruça-se sobre o debate das contradições presentes na aplicação das leis que regulam o tema, a partir de posicionamentos jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça, a fim de compreender as interpretações predominantes no discurso jurídico.
Materia: Brasil. Superior Tribunal de Justiça
Direito penal
Lenocínio
Tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual
Tratado
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Bruna Lucia Aparecida do Carmo. Entre fronteiras e desejos: a exploração do tráfico internacional de mulheres para fins sexuais e suas implicações no direito penal brasileiro. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BLACFerreira.pdf460.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.