Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26043

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas relações de consumo na experiência jurisprudencial brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Trindade, Natália Silva
Orientador: Martins, Guilherme Magalhães
Coorientador: Almeida Júnior, Vitor de Azevedo
Resumo: Afirmando a existência de preconceito contra o grupo LGBT, problematiza-se a forma em que a descriminação sexual nas relações de consumo é encarada dentro de alguns Tribunais de Justiça (TJ‘s) do país pelos Magistrados e pelas partes no momento do julgamento e formulação dos acórdãos. A presente pesquisa tem por finalidade apresentar a análise realizada a partir das decisões judiciais dos tribunais estaduais cujo conflito se relaciona à prática de homofobia nas relações de consumo. Na presente apresentação, tem-se por objetivos: (i) a indicação da forma de homofobia praticada; (ii) o exame dos acórdãos dos Tribunais de Justiça; (iii) a formulação de hipóteses que expliquem as fundamentações dos desembargadores; (iv) a análise das penalidades atribuídas ao comportamento homofóbico; bem como, (v) a organização de uma estatística que mostre, de forma quantitativa e qualitativa, como essa problemática é encarada pelos Tribunais. Indaga-se a eficiência do Código de Defesa do Consumidor nestes casos, já que esta é uma norma geral, verificando-se uma possível necessidade de legislação específica para a tutela deste grupo minoritário. Apesar do tema não possuir uma bibliografia ampla no país, existem obras dedicadas a vários dos elementos indicados neste estudo. Estudaremos as diversas opiniões sobre o tema, consultaremos livros, artigos, jurisprudência e manuais específicos de Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil e Direito LGBT. Serão consultados trabalhos especificamente de: Claudia Lima Marques, Antonio Herman de V. Benjamin, Bruno Miragem, Sérgio Cavalieri, Maria Berenice Dias, Maria Celina Bodin de Moraes, Ingo Sarlet, Noberto Bobbio e outros. Inicialmente, utilizando-se de método histórico, serão considerados os fundamentos que fizeram surgir o Código de Defesa do Consumidor e seus desdobramentos, compreendendo melhor a trajetória desta lei genérica no Brasil, e como esta lei influencia a demanda de dano moral em casos de discriminação por orientação sexual. Trabalharemos com textos legais (normas), jurisprudência e com textos jurídicos de autores atuais. Considerando-se que o Brasil é um país que optou pelo modelo legicêntrico, previsto no texto constitucional com a referência ao primado da dignidade da pessoa humana, analisaremos a aplicação da norma sempre à luz deste princípio. Considerando as funções dos referidos institutos e a partir de um método dialético de abordagem, proceder-se-á a uma análise doutrinária, jurisprudencial e legislativa, que contribua com o avanço nos estudos acerca da aplicação do dano moral nas demandas relacionadas a discriminação por orientação sexual nas relações de consumo. Os acórdãos foram definidos através de pesquisa nos próprios sistemas de busca dos sites dos TJ‘s dos Estados escolhidos, através das palavras-chave - discriminação sexual‖ e - dano moral. Acrescentamos que serão apresentados resultados preliminares.
Palavras-chave: Homofobia
Relação de consumo
Responsabilidade civil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TRINDADE, Natália Silva. Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas relações de consumo na experiência jurisprudencial brasileira. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSTrindade.pdf628.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.