Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorFerreira, Mariana Brugger-
dc.date.accessioned2017-08-10T17:15:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:00Z-
dc.date.issued2010-12-08-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mariana Brugger. Jornais gratuitos: um estudo de caso no Rio de Janeiro e em Paris. 2010. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2619-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.subjectJornalismo impressopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleJornais gratuitos: um estudo de caso no Rio de Janeiro e em Parispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.description.resumoAnalisa uma modalidade de jornalismo impresso que surge no momento em que a Internet é vista como arauto do fim dos jornais diários: o jornal gratuito. Como estudos de caso, são analisados jornais gratuitos produzidos no Rio de Janeiro e em Paris. Para compreender melhor este fenômeno internacional, foram entrevistados editores adjuntos de publicações gratuitas francesas (Métro e 20 Minutes) e brasileiras (Destak, PubliMetro e Metro Magazine). Este trabalho é uma investigação a respeito dos conceitos que justificam este modelo de negócio midiático e a credibilidade destas publicações. O estudo procura também identificar as tendências do jornalismo impresso (pago ou gratuito) com o desenvolvimento da internet e de tecnologias como os smartphones, que possibilitam o acesso de sites de informação de qualquer lugar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFerreira.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.