Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2619
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornais gratuitos: um estudo de caso no Rio de Janeiro e em Paris
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Mariana Brugger
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Analisa uma modalidade de jornalismo impresso que surge no momento em que a Internet é vista como arauto do fim dos jornais diários: o jornal gratuito. Como estudos de caso, são analisados jornais gratuitos produzidos no Rio de Janeiro e em Paris. Para compreender melhor este fenômeno internacional, foram entrevistados editores adjuntos de publicações gratuitas francesas (Métro e 20 Minutes) e brasileiras (Destak, PubliMetro e Metro Magazine). Este trabalho é uma investigação a respeito dos conceitos que justificam este modelo de negócio midiático e a credibilidade destas publicações. O estudo procura também identificar as tendências do jornalismo impresso (pago ou gratuito) com o desenvolvimento da internet e de tecnologias como os smartphones, que possibilitam o acesso de sites de informação de qualquer lugar.
Keywords: Jornais
Jornalismo impresso
Internet
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Mariana Brugger. Jornais gratuitos: um estudo de caso no Rio de Janeiro e em Paris. 2010. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFerreira.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.