Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26312

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Brecha: projeto de acesso à arte e à cultura nas escolas
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Geovanna Ferreira
Orientador: Ponte , Raquel Ferreira da
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Comunicação Visual de Design da UFRJ tem como proposta desenvolver um projeto gráfico de Identidade Visual, contemplando a estrutura e planejamento do projeto cultural nomeado como Brecha. A identidade é aplicada em diversas mídias e materiais definidos como necessários para aplicação do projeto. O trabalho levanta questões acerca da dificuldade de acesso à arte e cultura, busca a valorização da cultura local periférica e considera o ensino da arte, desde o Ensino Fundamental I, como ponto de partida para inserir a cultura periférica em sala de aula, promovendo o senso de pertencimento e identidade cultural.
Palavras-chave: Arte
Cultura
Subúrbio
Periferia
Pertencimento
Identidade visual
Art
Culture
Suburbs
Periphery
Belonging
Visual Identity
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Ago-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Geovanna Ferreira. Brecha: projeto de acesso à arte e à cultura nas escolas. 2024. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFRibeiro.pdf4.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.