Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26372

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorFarias, Sophia Orichio Mello Pinheiro de-
dc.date.accessioned2025-07-16T13:24:42Z-
dc.date.available2025-07-18T03:00:11Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationFARIAS, Sophia Orichio Mello Pinheiro de. O papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26372-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.titleO papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Cassoli, Carolina Stephany de Souza-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436850081949654pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Amanda de Souza-
dc.contributor.referee2Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a influência das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres, analisando seus impactos na autoestima, saúde mental e comportamento. A pesquisa se estrutura em três capítulos. O primeiro aborda a construção histórica do ideal de beleza feminino, discutindo como o capitalismo e o patriarcado moldam a imagem da mulher "perfeita", baseando-se na obra O Mito da beleza (2007), de Naomi Wolf. O segundo capítulo examina como as redes sociais amplificam e disseminam esse ideal, explorando o papel de algoritmos, filtros e influenciadores digitais na criação de um ambiente virtual saturado de imagens idealizadas, com apoio na obra O Show do Eu (2007), de Paula Sibilia. O terceiro capítulo apresenta os resultados de um questionário aplicado a mulheres brasileiras entre 20 e 25 anos, revelando como a comparação com imagens idealizadas, o uso de filtros e a pressão por procedimentos estéticos impactam a autoestima e a saúde mental. A pesquisa conclui que as mídias sociais digitais desempenham um papel significativo na percepção de um ideal de beleza limitante e prejudicial, mas ressalta a importância da resistência e da crítica para a construção de uma relação mais saudável com o corpo e a beleza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOMPFarias.pdf13.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.