Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26372

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Sophia Orichio Mello Pinheiro de
Tutor: Costa, Tatiane Cruz Leal
Tutor : Cassoli, Carolina Stephany de Souza
Resumen: Este trabalho investiga a influência das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres, analisando seus impactos na autoestima, saúde mental e comportamento. A pesquisa se estrutura em três capítulos. O primeiro aborda a construção histórica do ideal de beleza feminino, discutindo como o capitalismo e o patriarcado moldam a imagem da mulher "perfeita", baseando-se na obra O Mito da beleza (2007), de Naomi Wolf. O segundo capítulo examina como as redes sociais amplificam e disseminam esse ideal, explorando o papel de algoritmos, filtros e influenciadores digitais na criação de um ambiente virtual saturado de imagens idealizadas, com apoio na obra O Show do Eu (2007), de Paula Sibilia. O terceiro capítulo apresenta os resultados de um questionário aplicado a mulheres brasileiras entre 20 e 25 anos, revelando como a comparação com imagens idealizadas, o uso de filtros e a pressão por procedimentos estéticos impactam a autoestima e a saúde mental. A pesquisa conclui que as mídias sociais digitais desempenham um papel significativo na percepção de um ideal de beleza limitante e prejudicial, mas ressalta a importância da resistência e da crítica para a construção de uma relação mais saudável com o corpo e a beleza.
Materia: Redes sociais
Mulheres
Autoestima
Saúde mental
Resistência
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIAS, Sophia Orichio Mello Pinheiro de. O papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOMPFarias.pdf13.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.