Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26372

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Sophia Orichio Mello Pinheiro de
Orientador: Costa, Tatiane Cruz Leal
Coorientador: Cassoli, Carolina Stephany de Souza
Resumo: Este trabalho investiga a influência das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres, analisando seus impactos na autoestima, saúde mental e comportamento. A pesquisa se estrutura em três capítulos. O primeiro aborda a construção histórica do ideal de beleza feminino, discutindo como o capitalismo e o patriarcado moldam a imagem da mulher "perfeita", baseando-se na obra O Mito da beleza (2007), de Naomi Wolf. O segundo capítulo examina como as redes sociais amplificam e disseminam esse ideal, explorando o papel de algoritmos, filtros e influenciadores digitais na criação de um ambiente virtual saturado de imagens idealizadas, com apoio na obra O Show do Eu (2007), de Paula Sibilia. O terceiro capítulo apresenta os resultados de um questionário aplicado a mulheres brasileiras entre 20 e 25 anos, revelando como a comparação com imagens idealizadas, o uso de filtros e a pressão por procedimentos estéticos impactam a autoestima e a saúde mental. A pesquisa conclui que as mídias sociais digitais desempenham um papel significativo na percepção de um ideal de beleza limitante e prejudicial, mas ressalta a importância da resistência e da crítica para a construção de uma relação mais saudável com o corpo e a beleza.
Palavras-chave: Redes sociais
Mulheres
Autoestima
Saúde mental
Resistência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIAS, Sophia Orichio Mello Pinheiro de. O papel das mídias sociais digitais no ideal de beleza para as mulheres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOMPFarias.pdf13.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.