Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26412

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : De crime a direito: da proibição da cannabis no Brasil e suas transformações por meio do ativismo “canábico”
Autor(es)/Inventor(es): Lins, Matheus Ferreira Dias
Tutor: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumen: Este estudo examinou a proibição da cannabis no Brasil, suas raízes raciais e sua legitimidade no atual Estado de Direito, enfocando o papel do ativismo jurídico na transformação das políticas de drogas. Ancorado no Direito Constitucional, com incursões no Direito Penal e Comparado, a pesquisa analisou como a criminalização da cannabis foi historicamente utilizada como instrumento de controle social contra populações marginalizadas. Questionou-se a compatibilidade da proibição com princípios constitucionais fundamentais, destacando o ativismo jurídico como meio de contestação através de ações que legitimaram práticas antes ilegais, como o cultivo medicinal. Adotando uma abordagem interdisciplinar, o trabalho contribui para o debate sobre a legalização ou revisão das políticas de cannabis, considerando aspectos jurídicos, sociais e de saúde pública. Baseado em revisão bibliográfica e análise de casos emblemáticos, o estudo buscou compreender como o ativismo jurídico pode catalisar mudanças nas políticas de drogas e promover justiça social no contexto brasileiro.
Materia: Cannabis medicinal
Ativismo judicial
Criminalização
Droga ilícita
Maconha
Psicotrópico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LINS, Matheus Ferreira Dias. De crime a direito: da proibição da Cannabis no Brasil e suas transformações por meio do ativismo “canábico”. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFDLins.pdf459.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.