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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência das mídias sociais na hesitação vacinal e o papel da educação em saúde no combate à desinformação: uma revisão narrativa da literatura
Author(s)/Inventor(s): Drumond, Amanda Macena
Advisor: Carvalho, Márcia Aparecida Ribeiro de
Abstract: A hesitação vacinal, considerada uma das dez ameaças globais à saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem se intensificado intensificada pela disseminação acelerada de informações falsas nas mídias sociais. Este estudo tem como objetivo analisar a influência das mídias sociais na hesitação vacinal no Brasil e discutir o papel da educação em saúde como estratégia para combater a desinformação. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, com análise qualitativa de 17 estudos publicados entre 2014 e 2024, identificou-se que as mídias sociais desempenham um papel ambíguo: enquanto potencializam o acesso a conteúdos informativos, também facilitam a propagação de fake news e teorias conspiratórias. Os resultados evidenciam que a desinformação, aliada aos mecanismos algorítmicos das plataformas digitais, contribui para a perda de confiança nas vacinas. A educação em saúde emerge como ferramenta crucial para promover a literacia em saúde e mitigar os efeitos da desinformação, sugerindo a necessidade de políticas integradas que envolvam regulação digital e capacitação dos profissionais de saúde. Assim, o estudo reforça a importância de estratégias interdisciplinares que fortaleçam as campanhas de vacinação e a comunicação científica, contribuindo para a proteção da saúde coletiva.
Keywords: Vacinação
Hesitação vacinal
Desinformação
Redes sociais
Educação em saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-May-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DRUMOND, Amanda Macena. A influência das mídias sociais na hesitação vacinal e o papel da educação em saúde no combate à desinformação: uma revisão narrativa da literatura. 2025. 43 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

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