Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26423

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Mesquita, Camila Fernandes
Tutor: Alzuguir, Fernanda de Carvalho Vecchi
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais de gênero a partir do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu em uma análise documental do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências do 6º ao 9º ano nos anos de 2013 e 2014. Os Cadernos Pedagógicos são um material didático elaborado para auxiliar os professores e alunos durante o ano letivo. Os resultados encontrados mostraram que na maior parte das vezes as mulheres aparecem em imagens relacionadas às tarefas tradicionalmente femininas (de cuidado e ensino) e voltadas ao cuidado do outro, sobretudo de crianças. Além disso, as figuras femininas são menos representadas em relação às masculinas. Enquanto os homens aparecem em atividades relacionadas com a ideia de força física, coragem e poder, as mulheres são vinculadas às ideias de fragilidade e delicadeza. O corpo masculino é utilizado como modelo para a anatomia do corpo humano, e o corpo feminino é associado principalmente à reprodução. Outra característica encontrada é a ideia de continuidade entre humanos e animais, sobretudo em relação à maternidade e amamentação. Diante disso, o conhecimento dos conteúdos dos cadernos escolares pode auxiliar no planejamento de ações conjuntas na área da educação e saúde que visem a promoção da equidade de gênero.
Materia: Materiais de ensino
Ciências
Representação social
Saúde de gênero
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MESQUITA, Camila Fernandes. Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CFMesquita.pdf447.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.