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dc.contributor.advisorAlzuguir, Fernanda de Carvalho Vecchi-
dc.contributor.authorMesquita, Camila Fernandes-
dc.date.accessioned2025-07-22T13:21:30Z-
dc.date.available2025-07-24T03:00:09Z-
dc.date.issued2015-07-16-
dc.identifier.citationMESQUITA, Camila Fernandes. Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26423-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectSaúde de gêneropt_BR
dc.titleGênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9295454708142194pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6782640223396796pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Elaine Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5788713244924150pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Neide Emy Kurokawa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3132859754229712pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais de gênero a partir do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu em uma análise documental do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências do 6º ao 9º ano nos anos de 2013 e 2014. Os Cadernos Pedagógicos são um material didático elaborado para auxiliar os professores e alunos durante o ano letivo. Os resultados encontrados mostraram que na maior parte das vezes as mulheres aparecem em imagens relacionadas às tarefas tradicionalmente femininas (de cuidado e ensino) e voltadas ao cuidado do outro, sobretudo de crianças. Além disso, as figuras femininas são menos representadas em relação às masculinas. Enquanto os homens aparecem em atividades relacionadas com a ideia de força física, coragem e poder, as mulheres são vinculadas às ideias de fragilidade e delicadeza. O corpo masculino é utilizado como modelo para a anatomia do corpo humano, e o corpo feminino é associado principalmente à reprodução. Outra característica encontrada é a ideia de continuidade entre humanos e animais, sobretudo em relação à maternidade e amamentação. Diante disso, o conhecimento dos conteúdos dos cadernos escolares pode auxiliar no planejamento de ações conjuntas na área da educação e saúde que visem a promoção da equidade de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Estudos em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Saúde Coletiva

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