Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26423
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro |
| Autor(es)/Inventor(es): | Mesquita, Camila Fernandes |
| Tutor: | Alzuguir, Fernanda de Carvalho Vecchi |
| Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais de gênero a partir do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu em uma análise documental do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências do 6º ao 9º ano nos anos de 2013 e 2014. Os Cadernos Pedagógicos são um material didático elaborado para auxiliar os professores e alunos durante o ano letivo. Os resultados encontrados mostraram que na maior parte das vezes as mulheres aparecem em imagens relacionadas às tarefas tradicionalmente femininas (de cuidado e ensino) e voltadas ao cuidado do outro, sobretudo de crianças. Além disso, as figuras femininas são menos representadas em relação às masculinas. Enquanto os homens aparecem em atividades relacionadas com a ideia de força física, coragem e poder, as mulheres são vinculadas às ideias de fragilidade e delicadeza. O corpo masculino é utilizado como modelo para a anatomia do corpo humano, e o corpo feminino é associado principalmente à reprodução. Outra característica encontrada é a ideia de continuidade entre humanos e animais, sobretudo em relação à maternidade e amamentação. Diante disso, o conhecimento dos conteúdos dos cadernos escolares pode auxiliar no planejamento de ações conjuntas na área da educação e saúde que visem a promoção da equidade de gênero. |
| Materia: | Materiais de ensino Ciências Representação social Saúde de gênero |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
| Unidade de producción: | Instituto de Estudos em Saúde Coletiva |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 16-jul-2015 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | MESQUITA, Camila Fernandes. Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Aparece en las colecciones: | Saúde Coletiva |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CFMesquita.pdf | 447.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.