Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26431

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Identidade visual da marca de joias Artgribel: articulações contemporâneas entre o campo das artes e design
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Leonardo Gribel de Paula
Tutor: Peixoto, Irene de Mendonça
Resumen: Neste trabalho, partindo de um breve rastreio pelos desdobramentos da joalheria, será desenvolvida a identidade visual da marca de joias Artgribel, que busca estabelecer articulações entre as artes visuais e design através da incorporação da pintura como distinção projetual estimulada pelo ato criativo, atribuindo poética a essa prática. Para o enriquecimento das intersecções entre os campos, serão elaborados dois modelos de invólucros e livretos que acompanharão as joias. As escolhas adotadas partem do arranjo entre o plano de composição técnico, conferidos pela implementação do branding junto às contribuições de Ellen Lupton no design thinking, bem como pelo plano de composição estético, conferidos na projeção de joias, embalagens e livretos estetizados, expandindo as relações entre forma, uso e função para a projeção de objetos abertos a novos desdobramentos e significados. Através dos territórios de experimentação e inovação, exploraremos o uso de novos materiais e técnicas que ampliam as noções pré-estabelecidas de usabilidade dos anéis e embalagens, promovendo novas formas de se projetar e expressar no design, tornando-os resistentes aos imperativos da forma. A partir da mediação crítica sobre as escolhas de antecedem completude desses objetos, potencializa-se a criação de espaços de questionamento sobre os caminhos de se pensar design no contemporâneo, resgatando práticas manuais rumo a confluências com a arte.
Materia: Joias
Design gráfico
Branding
Jewelry
Graphic design
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NEVES, Leonardo Gribel de Paula. Identidade visual da marca de joias Artgribel: articulações contemporâneas entre o campo das artes e design. 2024. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LGPneves.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.