Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26431

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Identidade visual da marca de joias Artgribel: articulações contemporâneas entre o campo das artes e design
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Leonardo Gribel de Paula
Orientador: Peixoto, Irene de Mendonça
Resumo: Neste trabalho, partindo de um breve rastreio pelos desdobramentos da joalheria, será desenvolvida a identidade visual da marca de joias Artgribel, que busca estabelecer articulações entre as artes visuais e design através da incorporação da pintura como distinção projetual estimulada pelo ato criativo, atribuindo poética a essa prática. Para o enriquecimento das intersecções entre os campos, serão elaborados dois modelos de invólucros e livretos que acompanharão as joias. As escolhas adotadas partem do arranjo entre o plano de composição técnico, conferidos pela implementação do branding junto às contribuições de Ellen Lupton no design thinking, bem como pelo plano de composição estético, conferidos na projeção de joias, embalagens e livretos estetizados, expandindo as relações entre forma, uso e função para a projeção de objetos abertos a novos desdobramentos e significados. Através dos territórios de experimentação e inovação, exploraremos o uso de novos materiais e técnicas que ampliam as noções pré-estabelecidas de usabilidade dos anéis e embalagens, promovendo novas formas de se projetar e expressar no design, tornando-os resistentes aos imperativos da forma. A partir da mediação crítica sobre as escolhas de antecedem completude desses objetos, potencializa-se a criação de espaços de questionamento sobre os caminhos de se pensar design no contemporâneo, resgatando práticas manuais rumo a confluências com a arte.
Palavras-chave: Joias
Design gráfico
Branding
Jewelry
Graphic design
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEVES, Leonardo Gribel de Paula. Identidade visual da marca de joias Artgribel: articulações contemporâneas entre o campo das artes e design. 2024. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGPneves.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.