Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26460

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Rafael Nogueira-
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Gomes dos-
dc.date.accessioned2025-07-25T18:44:00Z-
dc.date.available2025-07-27T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Carolina Gomes dos. Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ). 2024. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26460-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleUniversidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Massoni, Paolo de Castro Martins-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cinara Costa de-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca conectar teoria e prática em um único estudo, no primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica geral sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e análises de como estão sendo utilizadas no campo da educação contemporânea. No segundo capítulo, esta pesquisa descreve a realização do festival educativo realizado pela autora no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e a partir das atividades e oficinas realizada, analisar e sistematizar quais metodologias foram utilizadas para sustentar as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os objetivos dos capítulos buscam responder às seguintes questões: 1) Como o debate das metodologias ativas está presente no universo acadêmico? 2) Como as metodologias ativas e as reflexões promovidas a partir do Festival ConexõesMundos podem contribuir para os futuros da educação? 3) Quais as metodologias foram identificadas no festival educativo no Instituto NUPEM/UFRJ? Em suma, as metodologias ativas mostram durante a revisão bibliográfica uma mudança de paradigma na educação, colocando o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. As metodologias ativas, ao final, promovem a participação ativa dos alunos, através da utilização de tecnologias digitais, a interação, a colaboração e a resolução de problemas acertam em representar um caminho promissor para uma educação mais significativa, relevante e equitativa, assim como é apresentado na prática dessa pesquisa no segundo capítulo, o festival. Conclui-se que a realização do Festival ConexõesMundos em 2023 se mostrou determinante para promover atividades que conectem a universidade com as escolas, contribuindo para os futuros da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biodiversidade e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACGSantos.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.