Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26460
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Costa, Rafael Nogueira | - |
| dc.contributor.author | Santos, Ana Carolina Gomes dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-25T18:44:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-27T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Carolina Gomes dos. Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ). 2024. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26460 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Experiência | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Imaginação | pt_BR |
| dc.subject | Transformação | pt_BR |
| dc.subject | Inovação | pt_BR |
| dc.title | Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Massoni, Paolo de Castro Martins | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Cinara Costa de | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa busca conectar teoria e prática em um único estudo, no primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica geral sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e análises de como estão sendo utilizadas no campo da educação contemporânea. No segundo capítulo, esta pesquisa descreve a realização do festival educativo realizado pela autora no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e a partir das atividades e oficinas realizada, analisar e sistematizar quais metodologias foram utilizadas para sustentar as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os objetivos dos capítulos buscam responder às seguintes questões: 1) Como o debate das metodologias ativas está presente no universo acadêmico? 2) Como as metodologias ativas e as reflexões promovidas a partir do Festival ConexõesMundos podem contribuir para os futuros da educação? 3) Quais as metodologias foram identificadas no festival educativo no Instituto NUPEM/UFRJ? Em suma, as metodologias ativas mostram durante a revisão bibliográfica uma mudança de paradigma na educação, colocando o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. As metodologias ativas, ao final, promovem a participação ativa dos alunos, através da utilização de tecnologias digitais, a interação, a colaboração e a resolução de problemas acertam em representar um caminho promissor para uma educação mais significativa, relevante e equitativa, assim como é apresentado na prática dessa pesquisa no segundo capítulo, o festival. Conclui-se que a realização do Festival ConexõesMundos em 2023 se mostrou determinante para promover atividades que conectem a universidade com as escolas, contribuindo para os futuros da educação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Ciências Biológicas | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ACGSantos.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.