Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26460
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ) |
| Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Ana Carolina Gomes dos |
| Orientador: | Costa, Rafael Nogueira |
| Resumo: | Esta pesquisa busca conectar teoria e prática em um único estudo, no primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica geral sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e análises de como estão sendo utilizadas no campo da educação contemporânea. No segundo capítulo, esta pesquisa descreve a realização do festival educativo realizado pela autora no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e a partir das atividades e oficinas realizada, analisar e sistematizar quais metodologias foram utilizadas para sustentar as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os objetivos dos capítulos buscam responder às seguintes questões: 1) Como o debate das metodologias ativas está presente no universo acadêmico? 2) Como as metodologias ativas e as reflexões promovidas a partir do Festival ConexõesMundos podem contribuir para os futuros da educação? 3) Quais as metodologias foram identificadas no festival educativo no Instituto NUPEM/UFRJ? Em suma, as metodologias ativas mostram durante a revisão bibliográfica uma mudança de paradigma na educação, colocando o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. As metodologias ativas, ao final, promovem a participação ativa dos alunos, através da utilização de tecnologias digitais, a interação, a colaboração e a resolução de problemas acertam em representar um caminho promissor para uma educação mais significativa, relevante e equitativa, assim como é apresentado na prática dessa pesquisa no segundo capítulo, o festival. Conclui-se que a realização do Festival ConexõesMundos em 2023 se mostrou determinante para promover atividades que conectem a universidade com as escolas, contribuindo para os futuros da educação. |
| Palavras-chave: | Experiência Pedagogia Imaginação Transformação Inovação |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Unidade produtora: | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 19-Dez-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SANTOS, Ana Carolina Gomes dos. Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ). 2024. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACGSantos.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.