Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26460

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Ana Carolina Gomes dos
Tutor: Costa, Rafael Nogueira
Resumen: Esta pesquisa busca conectar teoria e prática em um único estudo, no primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica geral sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e análises de como estão sendo utilizadas no campo da educação contemporânea. No segundo capítulo, esta pesquisa descreve a realização do festival educativo realizado pela autora no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e a partir das atividades e oficinas realizada, analisar e sistematizar quais metodologias foram utilizadas para sustentar as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os objetivos dos capítulos buscam responder às seguintes questões: 1) Como o debate das metodologias ativas está presente no universo acadêmico? 2) Como as metodologias ativas e as reflexões promovidas a partir do Festival ConexõesMundos podem contribuir para os futuros da educação? 3) Quais as metodologias foram identificadas no festival educativo no Instituto NUPEM/UFRJ? Em suma, as metodologias ativas mostram durante a revisão bibliográfica uma mudança de paradigma na educação, colocando o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. As metodologias ativas, ao final, promovem a participação ativa dos alunos, através da utilização de tecnologias digitais, a interação, a colaboração e a resolução de problemas acertam em representar um caminho promissor para uma educação mais significativa, relevante e equitativa, assim como é apresentado na prática dessa pesquisa no segundo capítulo, o festival. Conclui-se que a realização do Festival ConexõesMundos em 2023 se mostrou determinante para promover atividades que conectem a universidade com as escolas, contribuindo para os futuros da educação.
Materia: Experiência
Pedagogia
Imaginação
Transformação
Inovação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Ana Carolina Gomes dos. Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ). 2024. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACGSantos.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.