Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26460
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ) |
| Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Ana Carolina Gomes dos |
| Tutor: | Costa, Rafael Nogueira |
| Resumen: | Esta pesquisa busca conectar teoria e prática em um único estudo, no primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica geral sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e análises de como estão sendo utilizadas no campo da educação contemporânea. No segundo capítulo, esta pesquisa descreve a realização do festival educativo realizado pela autora no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e a partir das atividades e oficinas realizada, analisar e sistematizar quais metodologias foram utilizadas para sustentar as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Os objetivos dos capítulos buscam responder às seguintes questões: 1) Como o debate das metodologias ativas está presente no universo acadêmico? 2) Como as metodologias ativas e as reflexões promovidas a partir do Festival ConexõesMundos podem contribuir para os futuros da educação? 3) Quais as metodologias foram identificadas no festival educativo no Instituto NUPEM/UFRJ? Em suma, as metodologias ativas mostram durante a revisão bibliográfica uma mudança de paradigma na educação, colocando o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. As metodologias ativas, ao final, promovem a participação ativa dos alunos, através da utilização de tecnologias digitais, a interação, a colaboração e a resolução de problemas acertam em representar um caminho promissor para uma educação mais significativa, relevante e equitativa, assim como é apresentado na prática dessa pesquisa no segundo capítulo, o festival. Conclui-se que a realização do Festival ConexõesMundos em 2023 se mostrou determinante para promover atividades que conectem a universidade com as escolas, contribuindo para os futuros da educação. |
| Materia: | Experiência Pedagogia Imaginação Transformação Inovação |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Unidade de producción: | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 19-dic-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | SANTOS, Ana Carolina Gomes dos. Universidade-escola: metodologias ativas e reflexões para os futuros da educação a partir do Festival ConexõesMundos (NUPEM/UFRJ). 2024. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACGSantos.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.