Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26524

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A defensoria pública como agente de mudança na proteção dos mais vulneráveis: um estudo a partir da ADPF 976
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Matheus Resende
Orientador: Hora, Lorenzo Martins Pompílio da
Resumo: O presente trabalho examina a evolução normativa e o papel institucional da Defensoria Pública no Brasil, com foco na atuação como custos vulnerabilis. A pesquisa aborda desde a origem da assistência judiciária até sua consolidação constitucional em 1988, analisando marcos como as Emendas Constitucionais nº 45/2004 e nº 80/2014. A Defensoria é explorada no contexto das Ondas Renovatórias de Acesso à Justiça, destacando sua atuação em assistência jurídica gratuita, tutela coletiva e métodos alternativos de resolução de conflitos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a atuação da Defensoria Pública como instrumento de promoção dos direitos fundamentais das pessoas em situação de vulnerabilidade social, com especial enfoque em sua possível legitimidade para intervir como custos vulnerabilis e nas implicações dessa atuação para a democratização do acesso à justiça no Brasil. Os objetivos específicos incluem investigar a trajetória histórica da Defensoria Pública no Brasil, identificar os principais desafios enfrentados pela instituição, examinar a ADPF 976 sob a perspectiva da atuação da Defensoria Pública, analisar as inovações jurídicas como a intervenção da Defensoria Pública na qualidade de custos vulnerabilis e contribuir para o desenvolvimento acadêmico e prático acerca do papel da Defensoria Pública. Este trabalho adota o método dedutivo e qualitativo, com pesquisa bibliográfica e documental, embasada em doutrinas jurídicas, normas legais, decisões jurisprudenciais e estudos teóricos. Os marcos teóricos incluem a Teoria do Garantismo Penal de Luigi Ferrajoli, a Teoria Jurídica do Ciclo da Vulnerabilidade Social e Custos Vulnerabilis de Maurílio Casas Maia, as Ondas Renovatórias de Acesso à Justiça de Cappelletti e Garth. Conclui-se que o conceito de custos vulnerabilis, introduzido em 2014, representa uma ampliação significativa da função institucional da Defensoria Pública, sendo essencial para a consolidação de sua atuação como guardiã dos direitos fundamentais, especialmente dos mais vulneráveis, em contextos emblemáticos como a ADPF 976.
Palavras-chave: Defensoria Pública
Acesso à justiça
Arguição de descumprimento de preceito fundamental
Pessoa em condição de rua
Vulnerabilidade social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Matheus Resende. A defensoria pública como agente de mudança na proteção dos mais vulneráveis: um estudo a partir da ADPF 976. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRPereira.pdf414.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.