Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26544

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Maria Naise de Oliveira-
dc.contributor.authorBarbosa, Caio Gabriel Cabral-
dc.date.accessioned2025-08-05T15:03:38Z-
dc.date.available2025-08-07T03:00:09Z-
dc.date.issued2025-05-31-
dc.identifier.citationBARBOSA, Caio Gabriel Cabral. Nossa sala de aula é lá fora: o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26544-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleNossa sala de aula é lá fora : o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5970519778075202pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1843851269191961pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Morgado, Vânia Nunes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2135593645279287pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia como ferramenta para uma educação ambiental crítica e vivencial. Diante da crise de identificação dos jovens com a escola, defende-se que a reconexão com o mundo real — por meio da experiência direta e do contato com a natureza — pode revitalizar o processo educativo. A ideia de uma “Geografia sem muros” propõe romper os limites tradicionais da sala de aula, valorizando práticas ao ar livre como Educação pela Aventura, Estudos do Meio e Educação ao Ar Livre. Essas abordagens incentivam o pensamento crítico, o pertencimento e o engajamento dos estudantes com seu território. Inspirado por pensadores como Kurt Hahn, John Dewey, Jorge Larrosa e David Kolb, o trabalho recupera a importância da experiência como elemento estruturante do processo de aprendizagem. Dewey criticava tanto a rigidez da educação tradicional quanto a desorganização da pedagogia progressista. Para ele, a experiência só se torna educativa quando é refletida e organizada com intencionalidade pedagógica. Larrosa, por sua vez, destaca que a experiência é aquilo que nos transforma, e que hoje ela é frequentemente abafada pelo excesso de estímulos, informações e obrigações. Kolb, com seu Ciclo de Aprendizagem Experiencial, estrutura o processo de ensino a partir de quatro momentos: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Ao longo da pesquisa, são discutidas propostas de atividades educacionais que utilizam a vivência direta com o ambiente como meio de aprendizagem. Ao final, apresenta um manifesto em defesa de uma Geografia que forme sujeitos conscientes, críticos e comprometidos com os desafios socioambientais do presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBOSA_CaioG.C..pdf766.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.