Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26544
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Peixoto, Maria Naise de Oliveira | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Caio Gabriel Cabral | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T15:03:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-07T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-31 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Caio Gabriel Cabral. Nossa sala de aula é lá fora: o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26544 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Geografia | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Environmental education | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.title | Nossa sala de aula é lá fora : o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5970519778075202 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1843851269191961 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Morgado, Vânia Nunes | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2135593645279287 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia como ferramenta para uma educação ambiental crítica e vivencial. Diante da crise de identificação dos jovens com a escola, defende-se que a reconexão com o mundo real — por meio da experiência direta e do contato com a natureza — pode revitalizar o processo educativo. A ideia de uma “Geografia sem muros” propõe romper os limites tradicionais da sala de aula, valorizando práticas ao ar livre como Educação pela Aventura, Estudos do Meio e Educação ao Ar Livre. Essas abordagens incentivam o pensamento crítico, o pertencimento e o engajamento dos estudantes com seu território. Inspirado por pensadores como Kurt Hahn, John Dewey, Jorge Larrosa e David Kolb, o trabalho recupera a importância da experiência como elemento estruturante do processo de aprendizagem. Dewey criticava tanto a rigidez da educação tradicional quanto a desorganização da pedagogia progressista. Para ele, a experiência só se torna educativa quando é refletida e organizada com intencionalidade pedagógica. Larrosa, por sua vez, destaca que a experiência é aquilo que nos transforma, e que hoje ela é frequentemente abafada pelo excesso de estímulos, informações e obrigações. Kolb, com seu Ciclo de Aprendizagem Experiencial, estrutura o processo de ensino a partir de quatro momentos: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Ao longo da pesquisa, são discutidas propostas de atividades educacionais que utilizam a vivência direta com o ambiente como meio de aprendizagem. Ao final, apresenta um manifesto em defesa de uma Geografia que forme sujeitos conscientes, críticos e comprometidos com os desafios socioambientais do presente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Geografia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BARBOSA_CaioG.C..pdf | 766.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.