Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26549

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gênero, poder e justiça: a construção da presença feminina na magistratura brasileira sob a ótica do patriarcado
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Thaiane Costa de
Orientador: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumo: A presente monografia analisa a relação entre o patriarcado, a divisão sexual do trabalho e a presença feminina na magistratura brasileira, com foco nas dinâmicas de gênero que permeiam o espaço jurídico. A partir da concepção de gênero proposta por Joan Scott, o trabalho entende o patriarcado como um sistema de poder estrutural que se reflete nas desigualdades nas esferas pública e privada, incluindo no ambiente judicial. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada em uma revisão da literatura acadêmica sobre os temas de patriarcado, divisão sexual do trabalho e gênero no Judiciário, com destaque para as obras de Joan Scott, Christine Delphy, Helena Hirata e Flávia Biroli. Além disso, são analisados dados e relatórios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o Relatório Justiça em Números e os Protocolos de Julgamento com Perspectiva de Gênero, para compreender as práticas e políticas públicas que buscam reduzir as desigualdades de gênero na magistratura. A pesquisa inclui estudos de caso, como o trabalho de Ana Paula Sciammarella sobre a magistratura fluminense, para ilustrar as experiências profissionais de magistradas e os efeitos da divisão sexual do trabalho. O estudo investiga a histórica sub representação feminina no Judiciário, os avanços alcançados e as barreiras persistentes à ascensão das mulheres nesse campo. Por fim, discute iniciativas políticas e ações afirmativas, como as estratégias do CNJ e o conceito de paridade de gênero no Judiciário, que visam reverter a sub-representação feminina e combater a desigualdade no acesso e na progressão na carreira judicial.
Palavras-chave: Conselho Nacional de Justiça (Brasil)
Divisão sexual do trabalho
Magistratura
Patriarcado
Racismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Thaiane Costa de. Gênero, poder e justiça: a construção da presença feminina na magistratura brasileira sob a ótica do patriarcado. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAndrade.pdf236.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.