Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26574

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A influência dos selos verdes na decisão de compra do consumidor
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Danielle Rocha Macedo da
Tutor: Ferreira, Daniela Abrantes
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo entender se o consumidor do Rio de Janeiro (incluindo habitantes dos municípios da Região Metropolitana) toma sua decisão de compra com base na presença de selos verdes nos produtos. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando como meio um levantamento, com a coleta de dados realizada a partir de um questionário online. Dentre os fatores que influenciam a decisão de compra, a pesquisa indicou que o “preço” é fator mais relevante e que ele tem a capacidade de atrapalhar escolhas ambientalmente corretas, mesmo que a maioria das pessoas busquem consumir de empresas que se preocupam com o meio ambiente. Ademais, os resultados sugerem que os selos verdes não podem ser considerados como uma ferramenta eficiente na avaliação de alternativas dentro do processo de decisão do consumidor, uma vez que a maioria das pessoas não reparam ou são indiferentes a presença deles. Apesar disso, os selos verdes são avaliados como confiáveis tanto entre os que conheciam quanto entre os que não conheciam o termo. Com esses dados foi possível concluir que os selos verdes têm influência fraca na decisão de compra do consumidor e que há fatores mais decisivos como o preço. Além disso, essa influência é mais relevante e tem menos peso do fator preço entre um público mais restrito, que é das pessoas que conhecem o termo e consideram importante comprar produtos de empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente.
Materia: Certificação ambiental
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Danielle Rocha Macedo da. A influência dos selos verdes na decisão de compra do consumidor. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DRMSilva.pdf513.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.