Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26624

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Investigação da adsorção de CO2 utilizando óxidos metálicos mistos a partir da calcinação dos hidróxidos duplos lamelares: HDL-(MgCa)2Al e HDL-(MgCa)3Al
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Rayane de Souza
Tutor: Moura, Luiza Cristina de
Resumen: O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a manutenção de vida na Terra, mantendo a temperatura ideal. Entretanto, o que vem ocorrendo é um aumento exacerbado da temperatura média terrestre, e esse evento é chamado de aquecimento global. A principal causa do aquecimento global é a ação antrópica, isto é, as ações e modificações causadas pelo ser humano na natureza. O aquecimento global é causado principalmente pela emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE). Entre eles, o mais preocupante é o dióxido de carbono (CO2), resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, bem como devido ao seu longo tempo de permanência na atmosfera, podendo permanecer por milênios. O aquecimento global, portanto, causa consideráveis mudanças climáticas, como temperaturas mais quentes e severas, aumento das secas e alteração do pH nos oceanos, afetando também diversos outros setores econômicos, o que revela a importância de medidas para mitigar esse fenômeno. Assim, os óxidos metálicos mistos (OMM) derivados dos hidróxidos duplos lamelares (HDL) têm sido amplamente estudados para a adsorção desses gases devido às suas características, como estabilidade térmica, porosidade e elevada área superficial. Os HDL apresentam baixo custo e são sintetizados de forma fácil. A sua fórmula geral é [M2+ 1–x M3+ x (OH)2]x+Am–x/m nH2O, onde M2+ e M3+ representam cátions metálicos divalente e trivalente, respectivamente, Am– representa ânions intercalados e x representa a razão molar entre os cátions M2+ e M3+. O objetivo deste trabalho é estudar os OMM obtidos após calcinação a 450 oC dos HDL ternários de Mg-Ca-Al, intercalados com carbonato e nitrato, nas razões 2 e 3, pelo método de coprecipitação, visando à captura de CO2. Os difratogramas dos HDL MgxAl- e (MgCa)xAl indicam a formação de compostos cristalinos e o aumento do parâmetro a mostra que o cálcio foi inserido na estrutura dos HDL. A análise térmica dos HDL apresentou duas principais perdas de massa em 200ºC e 450ºC. Os difratogramas dos OMM indicaram a formação de produtos amorfos, com dois picos característicos da periclase (MgO). Os OMM ternários, (MgCa)2Al- CO3 e (MgCa)2Al-NO3, apresentaram áreas superficiais iguais a 244 m2/g e 233 m2/g, respectivamente. Essas áreas são maiores 13 e 20% que os seus respectivos OMM duplos, demonstrando que a introdução do cálcio acarreta uma maior porosidade e potencial de adsorção. Os resultados de DRIFT permitiram verificar as interações do CO2 com as superfícies dos OMM. As análises realizadas em diferentes temperaturas indicam o surgimento de novas interações e a formação de íons carbonatos a temperaturas maiores de 200ºC. Assim , esses resultados mostram que os HDL ternários apresentam alto potencial para a adsorção e fixação de CO2.
Materia: Hidrotalcita
HDL
OMM
CO2
Captura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSSAORES.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.