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http://hdl.handle.net/11422/26635
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Drago, Niuxa Dias | - |
| dc.contributor.author | Faria, Bruna de Souza Aguiar | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-12T00:59:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-13T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
| dc.identifier.citation | FARIA, Bruna de Souza Aguiar. Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço. 2024. 68f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26635 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Criança | pt_BR |
| dc.subject | Territórios educativos | pt_BR |
| dc.subject | Urbanismo | pt_BR |
| dc.subject | Cidades | pt_BR |
| dc.title | Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.description.resumo | O debate sobre o espaço da criança nas cidades é recente e, mesmo com grandes conquistas, muito ainda precisa ser feito. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil, diversos avanços foram promovidos ao se tratar da criança como cidadão detentor de direitos. Brincar é um desses direitos. Atualmente, carros são protagonistas no urbanismo “adultocêntrico”(Cavalcante, 2021), com vias largas e calçadas estreitas que dificultam a caminhabilidade do pedestre, principalmente do que possui menos de 18 anos de idade. Entendendo a cidade como possível território educativo e a criança como agente co transformador do espaço, o presente trabalho pretende propor intervenções, permanentes e temporárias, táticas lúdicas no entorno urbano à Escola Municipal Júlio Verne, transbordando até a Estrada do Tindiba, localizada no bairro Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a fim de garantir maior autonomia e segurança àqueles que utilizam esses espaços. Para tal, recorro à bibliografias, referências projetuais, conceituações, metodologias de análise do espaço urbano, entre outras pesquisas dentro da temática “território educativo”, além de diagnósticos extraídos pelo método de análise Walkthrough, no qual há a observação dos aspectos físicos. Sendo assim, pretende-se desenhar espaços acolhedores e inclusivos que potencializem as qualidades e melhorem as fraquezas das características e elementos do local, com ambiências criativas que ensinem sobre cidadania e priorizem travessias seguras para crianças e seus cuidadores; protagonizar estas, se valendo de suas imensidões perceptivas e cognitivas; e elaborar espaços urbanos versáteis de circular, estar e brincar, com geometrias que freiem o fluxo dos automóveis. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo | |
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