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dc.contributor.advisorPietrani, Anélia Montechiari-
dc.contributor.authorFarias, Gabriela Orichio Mello Pinheiro de-
dc.date.accessioned2025-08-14T21:54:34Z-
dc.date.available2025-08-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26684-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectHilda Hilstpt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectPathosformelpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectMusapt_BR
dc.titleHilda recria Ariana: um olhar poético sobre tradição, mitos e formaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1581029421985700pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0947722840963186pt_BR
dc.contributor.referee1Fagundes, Mônica Genelhu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047812239170140pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa é analisar a recriação da tradição no conjunto de poemas “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, da escritora Hilda Hilst, que integra o livro Júbilo, memória, noviciado da paixão. Isso será realizado a partir das escolhas que a autora faz dos títulos – tanto o do próprio livro quanto o do poema longo em estudo – e da inserção da ode na arquitetura do livro, que já se apresentam como marcos iniciais de sua verve “recriativa”. Além disso, conceitos-chave, como a noção de Pathosformel (Warburg) e as definições de mito e musa (numinosa e convencional feminina), serão utilizados como respaldo teórico, estabelecendo-se também a conexão desses elementos com as imagens sintomais recorrentes na poesia da autora. A análise leva em conta como Hilst reelabora a narrativa mítica da tradição ocidental sobre “o fio de Ariadne” e dialoga com demais narrativas: as presentes nos livros Teogonia, de Hesíodo, e Heroides, de Ovídio, e o Canto 64, de Catulo. A análise pretende mostrar a eu lírica poeta de Hilst, Ariana, recriada por meio da personagem mitológica Ariadne, enquanto criadora e dotada de sua própria voz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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