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Type: Dissertação
Title: Alegações e alertas nutricionais e seus efeitos na avaliação dos alimentos pelo consumidor
Other Titles: Nutrition claims and warnings and their effect on consumers food evaluation
Author(s)/Inventor(s): Nobrega, Lia Pereira
Advisor: Deliza, Rosires
Co-advisor: Ares, Gastón
Co-advisor: Moreira, Daniel Perrone
Abstract: O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de alegações e alertas nutricionais presentes em embalagens na percepção da saudabilidade de alimentos pelo consumidor. A dissertação foi dividida em duas etapas: a identificação das alegações utilizadas em diferentes categorias de produtos vendidos em um supermercado online brasileiro e a avaliação do efeito de alertas e alegações nutricionais sobre a percepção de saudabilidade em quatro categorias de produtos. Para a primeira etapa, os dados foram coletados na loja online de um supermercado. Foram considerados produtos pertencentes às seguintes categorias: produtos lácteos (iogurte, bebida láctea e achocolatado); bebidas (suco, chá gelado, preparação em pó, leite vegetal); panificação (pães industrializados); cereais (cereal matinal, barra de cereal, granola), produtos cárneos (hambúrguer, empanados, linguiça, salsicha e cortes de frango) e biscoitos salgados. Os resultados mostraram que dos 883 produtos analisados, 76% continham pelo menos uma alegação. Os tipos mais frequentes de alegações estavam relacionados: à presença de pedaços de frutas, polpa ou suco (10%); à ausência ou quantidade reduzida de açúcar (9%); à ausência ou quantidade reduzida de gordura total, saturada ou trans (8%); à presença de grãos, sementes e/ou nozes (9%); à ausência de conservadores (7%); à presença de vitaminas (7%) e à presença de fibras (6%). Alguns dos produtos contendo grande quantidade de alegações foram analisados quanto à presença de nutrientes relacionados à obesidade e às doenças crônicas não transmissíveis e todos eles apresentaram um perfil nutricional desfavorável, ou seja, alto conteúdo destes nutrientes, de acordo com os critérios da OPAS. Os resultados desta etapa sugerem que regulamentação complementar sobre o uso de alegações deve ser implementada para evitar confundir os consumidores. A segunda etapa do estudo teve como objetivo avaliar o efeito de alertas e alegações nutricionais na percepção de saudabilidade nas categorias: iogurte, suco, pão e biscoito. Para cada categoria foram elaboradas oito embalagens seguindo um delineamento experimental fatorial completo com três fatores de dois níveis: dois tipos de alegações (presentes vs. ausentes) e alertas nutricionais destacando alto teor de gordura saturada, açúcar e/ou sódio (presente vs. ausente). 820 adultos participaram de uma pesquisa online. Para cada embalagem, os participantes foram solicitados a avaliar a percepção de saudabilidade usando escalas de 7 pontos (1: nada saudável; 7: muito saudável). Os participantes também responderam a um questionário sobre Interesse Geral em Saúde. Os resultados mostraram que, embora as alegações tivessem um efeito significativo e positivo sobre a saudabilidade percebida em todas as categorias, os alertas nutricionais apresentaram maior importância relativa e diminuíram significativamente a percepção de saudabilidade dos produtos com perfil nutricional desfavorável. Os participantes que estavam mais dispostos a comprometer o prazer pela saúde tenderam a dar mais importância relativa aos alertas. Os resultados sugerem que alertas nutricionais poderiam facilitar a identificação de produtos com perfil nutricional desfavorável e contribuir para reduzir as associações positivas e saudáveis geradas pelas alegações.
Abstract: The objective of the present study was to evaluate the effect of nutritional claims and warnings present on food packages in the perceived healthfulness of food. The project was divided into two stages: the identification of claims used in different categories of products sold in Brazilian on-line supermarket and the evaluation of the effect of nutritional claims and warnings on the healthfulness perception, in four product categories. For the first stage, data were collected in a supermarket online store. Products from the following categories were considered: dairy products (yogurt, milk drink and chocolate milk); beverages (juice, iced tea, powdered preparation, vegetable milk); bread (industrialized breads); cereals (breakfast cereals, cereal bars, granolas), meat products (hamburguers, nuggets, sausages, chicken parts) and crackers. The results showed that 76% of the 883 products analyzed contained at least one claim. The most frequent types of claims were related to: the presence of fruit pieces, pulp or juice (10%); the absence or reduced amount of sugar (9%); the absence or reduced quantity of total, saturated or trans-fat (8%); the presence of grains, seeds and/or nuts (9%); the absence of conservatives (7%); the presence of vitamins (7%); and the presence of fibers (6%). Some of the products containing large amount of claims were analyzed for the presence of nutrients related to obesity and non-communicable chronic diseases and all of them had an unfavorable nutritional profile according to PAHO criteria, i.e., high content of these nutrients. Results suggest that additional regulation of claims should be implemented, in order to avoid misleading consumers. The second step of the study aimed to evaluate the effect of nutritional claims and warnings on the healthfulness perception of the product categories: yogurt, juice, bread and cracker. For each category, eight packages were designed following a full-factorial experimental design with three two-level factors: two types of claims (present vs. absent) and nutritional warnings highlighting high content of saturated fat, sugar and/or sodium (present vs. absent). A total of 820 adults participated in an online survey. For each package, participants were asked to rate their perceived healthfulness using a 7-point scales (1: not healthy at all; 7: very healthy). The participants also answered a questionnaire on General Interest in Health. Results showed that although claims had a significant and positive effect on the perceived healthfulness of all categories, nutritional warnings had the largest relative importance and significantly decreased perceived healthfulness. Participants who were more willing to compromise pleasure for health tended to give more relative importance to the warnings. Results suggest that nutritional warning could facilitate the identification of products with unfavorable nutrient profile and can contribute to reduce the positive healthful associations generated by claims.
Keywords: Rotulagem de alimentos
Alertas nutricionais
Saudabilidade
Embalagens
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::AVALIACAO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Sep-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência de Alimentos

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