Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26814

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jogo da comunicação: a semiótica das formas de incentivo às apostas digitais no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Souza Júnior, Washington Luiz de
Advisor: Lucas, Cássio de Borba
Abstract: Este estudo aborda a comunicação publicitária em torno das apostas digitais no Brasil. Analisamos, por meio da semiótica de Roman Jakobson, as formas de incentivo utilizadas para fomentar essa prática na cultura brasileira. Para isso, buscamos elaborar um panorama histórico das apostas no Brasil e os impactos sociais dos jogos na atualidade, investigar as funções linguísticas que associam a prática de apostas a aspectos culturais e sociais brasileiros e examinar como a linguagem é trabalhada para aumentar o engajamento nas apostas. A fundamentação teórica baseia-se nas funções da linguagem propostas por Jakobson, aplicadas na análise de quatro exemplos em nosso corpus: um videoclipe aspiracional que utiliza a função poética para construir uma jornada do herói, destacando o jogo como meio para transformação social; um comercial da Copa do Mundo que emprega a função referencial para associar apostas ao ato tradicional de torcer pelo Brasil; um segundo comercial de futebol que utiliza a função conativa para induzir os espectadores ao jogo e um canal no YouTube que, também através desta última, incentiva apostas ao oferecer estratégias para burlar cassinos, promovendo a ideia de dinheiro fácil e renda extra. As conclusões dessas análises revelam como essas estratégias comunicativas são utilizadas nesse contexto persuasivo e, com isso, podem contribuir para o aumento da popularidade das apostas no cotidiano brasileiro.
Keywords: Linguagem publicitária
Apostas esportivas
Jogos eletrônicos
Semiótica
Rentabilidade
Estratégia da comunicação
Comunicação em marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA JÚNIOR, Washington Luiz de. Jogo da comunicação: a semiótica das formas de incentivo às apostas digitais no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WLSJunior.pdf720.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.