Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26854
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Educação e a construção da cidadania no século 19 no Brasil : uma análise filosófico-histórica a partir de Nísia Floresta |
| Author(s)/Inventor(s): | Farias, Maria Eduarda Araújo Lima de |
| Advisor: | Pugliese, Nastassja Saramago de Araújo |
| Abstract: | Este trabalho tem como objetivo contribuir conceitualmente para o patrimônio interpretativo sobre a relação entre educação e cidadania no Brasil durante o período de 1824-1900 por intermédio das obras de Nísia Floresta. A autora defende que o acesso à educação é o fundamento para a garantia de direitos políticos e civis na sociedade. Com isso, procurarei mostrar como a construção do pensamento republicano se dá por intermédio das reivindicações por direitos educacionais e acesso à instrução formal das mulheres. Através da análise das obras de Floresta, este estudo busca destacar o pioneirismo da autora na defesa do direito à educação durante o Império no Brasil. |
| Keywords: | Direito à educação Cidadania Feminismo Brasil Nísia Floresta Período colonial (1500-1822) Direitos políticos Citizenship Political rights Feminism Republicanismo Right to education Republicanism |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 13-Jun-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FARIAS, Maria Eduarda Araújo Lima de. Educação e a construção da cidadania no século 19 no Brasil: uma análise filosófico-histórica a partir de Nísia Floresta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MEAraujo.pdf | 357.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.