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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Educação e a construção da cidadania no século 19 no Brasil : uma análise filosófico-histórica a partir de Nísia Floresta
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Maria Eduarda Araújo Lima de
Tutor: Pugliese, Nastassja Saramago de Araújo
Resumen: Este trabalho tem como objetivo contribuir conceitualmente para o patrimônio interpretativo sobre a relação entre educação e cidadania no Brasil durante o período de 1824-1900 por intermédio das obras de Nísia Floresta. A autora defende que o acesso à educação é o fundamento para a garantia de direitos políticos e civis na sociedade. Com isso, procurarei mostrar como a construção do pensamento republicano se dá por intermédio das reivindicações por direitos educacionais e acesso à instrução formal das mulheres. Através da análise das obras de Floresta, este estudo busca destacar o pioneirismo da autora na defesa do direito à educação durante o Império no Brasil.
Materia: Direito à educação
Cidadania
Feminismo
Brasil
Nísia Floresta
Período colonial (1500-1822)
Direitos políticos
Citizenship
Political rights
Feminism
Republicanismo
Right to education
Republicanism
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-jun-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIAS, Maria Eduarda Araújo Lima de. Educação e a construção da cidadania no século 19 no Brasil: uma análise filosófico-histórica a partir de Nísia Floresta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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