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http://hdl.handle.net/11422/26864
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Entre o controle e a resistência : o corpo infantil frente às relações de poder na Educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Maria Eduarda dos Santos de Oliveira |
| Tutor: | Arenhart, Deise |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar como o modelo moderno de ensino impõe relações de poder sobre o corpo das crianças e como a experiência da corporeidade pode se constituir como uma possibilidade de emancipação. A pesquisa, de caráter bibliográfico, foi fundamentada em autores como Foucault, Le Breton, Jorge Larrosa, Merleau-Ponty, Tiriba, Arenhart, entre outros, que dialogam com conceitos como disciplina, corporeidade, emancipação e resistência. O estudo possibilitou uma percepção crítica sobre as práticas pedagógicas no contexto escolar, evidenciando uma estrutura que prioriza a mente em detrimento do corpo e que opera sob uma lógica de disciplina, com o objetivo de produzir o aluno ideal: eficiente, submisso e passivo. Essa lógica reflete as relações de poder que atravessam o cotidiano escolar, nas quais o corpo é alvo de constantes estratégias de controle. Dentro desse contexto, o corpo é negligenciado e silenciado pela escola. Os horários rígidos, a vigilância constante e até mesmo a arquitetura mostram como o movimento, o gesto e a expressão corporal não encontram lugar nas práticas diárias. Quando a escola nega a possibilidade desse corpo se expressar, ela nega a criança como um sujeito ativo, que é corpo e corporeidade. Por isso, a pesquisa destacou a relevância do conceito de corporeidade na educação, pelo qual se reconhece o corpo como modo de ser e estar no mundo. Também abordou o corpo como linguagem e meio de expressão, destacando práticas pedagógicas que valorizem a corporeidade, como o brincar. Por fim, foi possível refletir sobre a criança como sujeito de resistência, que mesmo diante das tentativas de disciplinamento, se impõe e encontra formas de existir como corpo. Nesse sentido, o trabalho defende uma educação emancipadora, afetiva e democrática, que reconheça a criança de corpo inteiro e atue na construção de uma escola comprometida com a liberdade e o desenvolvimento pleno. |
| Materia: | Corpo humano Disciplina Controle Relações de poder Resistência Liberdade Educação Emancipação social Prática pedagógica |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 8-jul-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | NASCIMENTO, Maria Eduarda dos Santos de Oliveira. Entre o controle e a resistência: o corpo infantil frente às relações de poder na Educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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