Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2693
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista
Author(s)/Inventor(s): Souza, Rakel Cogliatti de
Advisor: Gadelha, Carmem
Abstract: Discute a transposição da obra literária para duas diferentes formas de arte: o teatro e o cinema. A observação compara o desenvolvimento do personagem Simão Bacamarte em O alienista, de Machado de Assis, no espetáculo homônimo de Eduardo Vaccari e no filme Azyllo muito louco, de Nelson Pereira dos Santos. O estudo aborda os problemas da adaptação a partir da superposição de autorias, as tensões entre originalidade e fidelidade, o limiar entre razão e loucura, realidade e ficção. Consideram-se relações entre a obra original, seu contexto positivista e a sátira ao cientificismo, propiciada pela linguagem artística. Quanto às demais obras, verificam-se os diferentes contextos. São levados em consideração conceitos propostos por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Roland Barthes, Walter Benjamin e outros.
Keywords: Convergência
Tradução intersemiótica
Literatura brasileira
Machado de Assis
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Nov-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Rakel Cogliatti de. A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2693
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSouza.pdf432,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.