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http://hdl.handle.net/11422/2693
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gadelha, Carmem | - |
dc.contributor.author | Souza, Rakel Cogliatti de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T17:36:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rakel Cogliatti de. A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2693 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Convergência | pt_BR |
dc.subject | Tradução intersemiótica | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
dc.title | A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5144170619756716 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute a transposição da obra literária para duas diferentes formas de arte: o teatro e o cinema. A observação compara o desenvolvimento do personagem Simão Bacamarte em O alienista, de Machado de Assis, no espetáculo homônimo de Eduardo Vaccari e no filme Azyllo muito louco, de Nelson Pereira dos Santos. O estudo aborda os problemas da adaptação a partir da superposição de autorias, as tensões entre originalidade e fidelidade, o limiar entre razão e loucura, realidade e ficção. Consideram-se relações entre a obra original, seu contexto positivista e a sátira ao cientificismo, propiciada pela linguagem artística. Quanto às demais obras, verificam-se os diferentes contextos. São levados em consideração conceitos propostos por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Roland Barthes, Walter Benjamin e outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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