Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2693
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Rakel Cogliatti de
Tutor: Gadelha, Carmem
Resumen: Discute a transposição da obra literária para duas diferentes formas de arte: o teatro e o cinema. A observação compara o desenvolvimento do personagem Simão Bacamarte em O alienista, de Machado de Assis, no espetáculo homônimo de Eduardo Vaccari e no filme Azyllo muito louco, de Nelson Pereira dos Santos. O estudo aborda os problemas da adaptação a partir da superposição de autorias, as tensões entre originalidade e fidelidade, o limiar entre razão e loucura, realidade e ficção. Consideram-se relações entre a obra original, seu contexto positivista e a sátira ao cientificismo, propiciada pela linguagem artística. Quanto às demais obras, verificam-se os diferentes contextos. São levados em consideração conceitos propostos por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Roland Barthes, Walter Benjamin e outros.
Materia: Convergência
Tradução intersemiótica
Literatura brasileira
Machado de Assis
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-nov-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Rakel Cogliatti de. A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema: três faces do personagem Simão Bacamarte de O Alienista. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSouza.pdf432.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.