Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27025

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.authorTeixeira, Júlia Guedes-
dc.date.accessioned2025-09-08T16:28:35Z-
dc.date.available2025-09-10T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Júlia Guedes. O lugar do livro literário nas Regências de práticas de ensino do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27025-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.titleO lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Magalhães, Priscila Andrade-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre o lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJ, a partir das experiências vivenciadas nos estágios obrigatórios supervisionados. Para isso, a fundamentação teórica desta monografia perpassa pelo debate sobre o que é literatura, partindo também da perspectiva de sua relação com a infância, com a educação e com a formação do leitor e dialogando principalmente com os autores Antonio Candido, Marisa Lajolo, Patrícia Corsino, Teresa Colomer, Paulo Freire e Regina Zilberman. Além disso, apresenta o que é e como funciona o estágio curricular supervisionado e as práticas de ensino no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levando em consideração a importância da interlocução teórico-prática na formação do professor, segundo o que reforçam Emília Augusto, Núbia Santos e Pedro Pinto, Selma Pimenta e Maria Lima e Ana Paula Moura. Por fim, traz ao foco o livro literário como suporte na prática pedagógica, a partir de três experiências de regência em diferentes práticas de ensino durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da UFRJ, evidenciando como resultado a potência da literatura na educação tanto para os discentes quanto para os docentes e futuros docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JGTeixeira.pdf506.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.