Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27025
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Santos, Núbia de Oliveira | - |
| dc.contributor.author | Teixeira, Júlia Guedes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-08T16:28:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-10T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Júlia Guedes. O lugar do livro literário nas Regências de práticas de ensino do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27025 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Estágios | pt_BR |
| dc.subject | Regência | pt_BR |
| dc.title | O lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJ | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
| dc.contributor.referee2 | Magalhães, Priscila Andrade | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre o lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJ, a partir das experiências vivenciadas nos estágios obrigatórios supervisionados. Para isso, a fundamentação teórica desta monografia perpassa pelo debate sobre o que é literatura, partindo também da perspectiva de sua relação com a infância, com a educação e com a formação do leitor e dialogando principalmente com os autores Antonio Candido, Marisa Lajolo, Patrícia Corsino, Teresa Colomer, Paulo Freire e Regina Zilberman. Além disso, apresenta o que é e como funciona o estágio curricular supervisionado e as práticas de ensino no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levando em consideração a importância da interlocução teórico-prática na formação do professor, segundo o que reforçam Emília Augusto, Núbia Santos e Pedro Pinto, Selma Pimenta e Maria Lima e Ana Paula Moura. Por fim, traz ao foco o livro literário como suporte na prática pedagógica, a partir de três experiências de regência em diferentes práticas de ensino durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da UFRJ, evidenciando como resultado a potência da literatura na educação tanto para os discentes quanto para os docentes e futuros docentes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JGTeixeira.pdf | 506.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.