Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27025
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | O lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJ |
| Autor(es)/Inventor(es): | Teixeira, Júlia Guedes |
| Orientador: | Santos, Núbia de Oliveira |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre o lugar do livro literário nas regências de práticas de ensino do curso de pedagogia da UFRJ, a partir das experiências vivenciadas nos estágios obrigatórios supervisionados. Para isso, a fundamentação teórica desta monografia perpassa pelo debate sobre o que é literatura, partindo também da perspectiva de sua relação com a infância, com a educação e com a formação do leitor e dialogando principalmente com os autores Antonio Candido, Marisa Lajolo, Patrícia Corsino, Teresa Colomer, Paulo Freire e Regina Zilberman. Além disso, apresenta o que é e como funciona o estágio curricular supervisionado e as práticas de ensino no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levando em consideração a importância da interlocução teórico-prática na formação do professor, segundo o que reforçam Emília Augusto, Núbia Santos e Pedro Pinto, Selma Pimenta e Maria Lima e Ana Paula Moura. Por fim, traz ao foco o livro literário como suporte na prática pedagógica, a partir de três experiências de regência em diferentes práticas de ensino durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da UFRJ, evidenciando como resultado a potência da literatura na educação tanto para os discentes quanto para os docentes e futuros docentes. |
| Palavras-chave: | Literatura Estágios Regência |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 17-Set-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | TEIXEIRA, Júlia Guedes. O lugar do livro literário nas Regências de práticas de ensino do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGTeixeira.pdf | 506.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.