Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27037

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A superexploração e precarização do trabalho dos entregadores de aplicativo de alimentos e seus impactos na saúde
Autor(es)/Inventor(es): Cardozo, Maria Eduarda Corrêa
Orientador: Cavalcanti, Cecilia
Resumo: O presente trabalho busca estudar as transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho na conjuntura brasileira com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no sistema produtivo, em virtude do processo de reestruturação produtiva, e a expansão do trabalho plataformizado acompanhado de um contexto de desmonte dos direitos trabalhistas causadas pelas reformas neoliberais. A pesquisa visa se aprofundar nessa dinâmica de precarização e flexibilização do trabalho, os quais embora não sejam aspectos novos na estrutura laboral do Brasil, elas ganham uma nova dimensão e força com a algoritmização e suas novas formas de monitoramento e controle da força de trabalho. Além disso, o estudo também traz uma análise acerca do período da pandemia da Covid-19, momento em que os serviços de delivery se tornaram essenciais para o cumprimento das medidas de isolamento e proteção, gerando um crescimento expressivo do contingente de trabalhadores exercendo sua atividade laboral através das plataformas digitais, de modo que promoveu o aumento da lucratividade das empresas-aplicativo, no entanto, agudizou as condições de superexploração precariedade desses entregadores. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo principal analisar o surgimento e a operacionalização da atividade laboral realizada através das plataformas, tendo enfoque nos aplicativos de entrega de comida, para compreender o fenômeno da uberização, enquanto novo estágio de exploração do capital diante do trabalho, suas características e quais são impactos à saúde dos trabalhadores, se debruçando nos aspectos que dizem respeito aos acometimentos à saúde física e psicossocial dos mesmos que são desenvolvidos em virtude desse modelo laboral.
Palavras-chave: Plataformas digitais
Uberização do trabalho
Algoritmos
Saúde
Entregadores
Organização do trabalho
Entrega de mercadorias
Segurança do emprego
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARDOZO, Maria Eduarda Corrêa. A superexploração e precarização do trabalho dos entregadores de aplicativo de alimentos e seus impactos na saúde. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MECCardozo.pdf590.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.