Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27057

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise das discussões sobre o ensino de didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024
Author(s)/Inventor(s): Santos, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos
Advisor: Silva, Rita de Cassia de Oliveira e
Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre o ensino de didática, com foco em pesquisas publicadas entre os anos de 2020 e 2024. Nessa pesquisa também é abordado como a pandemia de COVID-19 influenciou o ensino da didática, além de explorar o conceito de didática intercultural. A pesquisa se concentra em três eixos principais: o impacto da pandemia no ensino de didática, a formação de professores, e a inclusão de uma didática intercultural nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de artigos encontrados na Revista e Educação, com destaque para temas como o processo de ensino-aprendizagem, formação de professores, desigualdade de acesso à tecnologia, adaptação ao ensino remoto e eixos de uma didática intercultural e decolonizadora. Por fim, o trabalho conclui que o ensino de didática durante o período analisado foi marcado por desafios significativos, mas também por oportunidades e inovações, especialmente com a adoção de uma abordagem crítica, reflexiva e intercultural.
Keywords: Didática
Formação de professores
Pandemias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos. Análise das discussões sobre o ensino de Didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IPRSantos.pdf214.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.