Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27072

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVolpe, Marina Fernanda Elias-
dc.contributor.authorCosta, Maria Eduarda Lobão-
dc.date.accessioned2025-09-13T15:19:50Z-
dc.date.available2025-09-15T03:00:09Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Eduarda Lobão. A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27072-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial skillspt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectNeurosciencespt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe performance of dance graduates in non-formmal education: challenges of teacher training in light of socio-emotional skills and the neurobiology of learningpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4093659224469049pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9660369958014019pt_BR
dc.contributor.referee1Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375443334792935pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar a atuação de professores licenciados em dança no meio não formal de ensino, a fim de entender se a formação acadêmica proporciona um olhar diferenciado para com os alunos. Dando atenção especial às competências técnicas, pedagógicas e socioemocionais que atravessam o exercício docente. Partindo da compreensão de que ensinar dança para crianças exige mais do que domínio técnico sobre o tema, requer também sensibilidade, inteligência emocional e empatia. A pesquisa ancora-se em referenciais teóricos da neurociência, psicologia e pedagogia, além de entrevistas realizadas com professoras e diretoras atuantes no ensino não formal. Os resultados apontam para a urgência de um olhar mais atento às demandas emocionais dos alunos, mas também dos professores, bem como para a valorização de espaços de formação docente que reconheçam a complexidade do ensinar e acolham os processos subjetivos implicados nessa tarefa. Conclui-se, então, que a formação acadêmica em dança não se faz suficientemente satisfatória na construção de um professor completo, sendo necessário ampliar o currículo para que os avanços da ciência possam ser agregados, visando construir ambientes de ensino mais afetivos, responsáveis e transformadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MELCosta.pdf453.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.