Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27072
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem |
| Other Titles: | The performance of dance graduates in non-formmal education: challenges of teacher training in light of socio-emotional skills and the neurobiology of learning |
| Author(s)/Inventor(s): | Costa, Maria Eduarda Lobão |
| Advisor: | Volpe, Marina Fernanda Elias |
| Abstract: | Este trabalho tem por objetivo investigar a atuação de professores licenciados em dança no meio não formal de ensino, a fim de entender se a formação acadêmica proporciona um olhar diferenciado para com os alunos. Dando atenção especial às competências técnicas, pedagógicas e socioemocionais que atravessam o exercício docente. Partindo da compreensão de que ensinar dança para crianças exige mais do que domínio técnico sobre o tema, requer também sensibilidade, inteligência emocional e empatia. A pesquisa ancora-se em referenciais teóricos da neurociência, psicologia e pedagogia, além de entrevistas realizadas com professoras e diretoras atuantes no ensino não formal. Os resultados apontam para a urgência de um olhar mais atento às demandas emocionais dos alunos, mas também dos professores, bem como para a valorização de espaços de formação docente que reconheçam a complexidade do ensinar e acolham os processos subjetivos implicados nessa tarefa. Conclui-se, então, que a formação acadêmica em dança não se faz suficientemente satisfatória na construção de um professor completo, sendo necessário ampliar o currículo para que os avanços da ciência possam ser agregados, visando construir ambientes de ensino mais afetivos, responsáveis e transformadores. |
| Keywords: | Dança Dancing Educação não-formal Non-formal education Ensino Teaching Docentes Faculty Habilidades sociais Social skills Neurociências Neurosciences Criança Child Estudantes Students Infância Childhood Aprendizagem Learning |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 7-Aug-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | COSTA, Maria Eduarda Lobão. A atuação de licenciados em dança no meio não formal de ensino: desafios da formação docente à luz das habilidades socioemocionais e da neurobiologia da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MELCosta.pdf | 453.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.