Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27090
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos, Amanda Mendes Pessôa dos |
| Advisor: | Arenhart, Deise |
| Abstract: | Esta monografia investiga a desconexão histórica entre seres humanos e as outras formas de natureza, destacando como o dualismo cartesiano — que separa mente e corpo e posiciona a humanidade como dominadora da natureza — moldou a estrutura atual dos espaços educacionais, frequentemente rígidos e desprovidos de ambientes e materiais naturais. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas na Educação Infantil e explorar possibilidades de aprender de corpo inteiro, com/na e como natureza, de forma a potencializar o aprendizado e restaurar a nossa relação simbiótica com todas as manifestações da natureza. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com professoras do projeto de extensão “Corpo, Infância e Experiência: a formação de professores pelas trilhas da natureza, das artes e do brincar” da UFRJ, que oferecem perspectivas teóricas e práticas na direção de problematizar essa desconexão e construir perspectivas para a educação infantil em que a natureza seja vivida como direito e afeto. O estudo revela que a arquitetura e as práticas escolares tradicionais, focadas no controle dos corpos e na transmissão de conhecimento teórico, perpetuam uma visão fragmentada da existência humana. Em contraste, propõe-se a necessidade de uma reconexão sensível e experiencial com a natureza, especialmente para o desenvolvimento integral das crianças. Ao integrar elementos orgânicos nos espaços educativos, não como recursos utilitários, mas como partes vivas de um todo interdependente, promovemos respeito, cuidado e um consumo mais consciente. Inspirando-se no organicismo de Ailton Krenak e resgatando a ética da harmonia com o planeta, esta monografia defende que a infância deve ser vivida em ambientes que cultivem o pertencimento ecológico, formando indivíduos mais conscientes e responsáveis diante das crises ambientais contemporâneas. |
| Keywords: | Educação infantil Práticas educativas Formação docente Natureza |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 12-Nov-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SANTOS, Amanda Mendes Pessôa dos. Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| APSantos.pdf | 150.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.