Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27102

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da pureza de substâncias farmacêuticas por DSC: aplicações, limitações e comparação com técnicas convencionais
Autor(es)/Inventor(es): Telles, Verônica Guissoni
Orientador: Cunha, Armando Lucas Cherem da
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade da Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) na determinação da pureza de princípios ativos farmacêuticos e excipientes. Foram analisadas amostras de 17 Valerato de Betametasona, L-Mentol e álcool cetoestearílico 50/50, utilizando a metodologia descrita na norma ASTM E928-08, baseada na correlação entre o comportamento do ponto de fusão e a pureza da substância. Os resultados foram comparados com métodos tradicionais, como cromatografia gasosa (CG) e espectrofotometria UV-Vis. Todos os resultados obtidos foram compatíveis com as especificações dos fornecedores, validando a utilização da DSC como ferramenta analítica, desde que respeitadas suas limitações. Observou-se que o 17 Valerato de Betametasona, mesmo sendo suscetível à decomposição térmica, apresentou resultados de pureza consistentes e próximos aos das metodologias convencionais. O L-Mentol também apresentou excelente concordância entre os resultados obtidos por DSC e por cromatografia gasosa, demonstrando que, para substâncias termicamente estáveis e de composição bem definida, a DSC fornece resultados confiáveis. Por outro lado, o álcool cetoestearílico 50/50 foi a substância que apresentou maior discrepância, o que pode ser atribuído às características de sua composição, uma mistura de álcoois graxos com diferentes pontos de fusão, que interfere na modelagem da curva de fusão pela DSC. Conclui-se que a DSC é uma técnica eficiente, rápida e de baixo custo para a avaliação de pureza de substâncias de composição bem definida e com comportamento térmico previsível, sendo necessária a adoção de metodologias complementares para misturas complexas ou materiais com histórico de instabilidade térmica.
Palavras-chave: Calorimetria exploratória diferencial
DSC
Análise de substâncias
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TELLES, Verônica Guissoni. Avaliação da pureza de substâncias farmacêuticas por DSC: aplicações, limitações e comparação com técnicas convencionais. 2025. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VGTelles.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.