Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27180

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Analisando e incrementando o jogo de programação Robots
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Gabriel Conde Pinto
Orientador: Silva, João Carlos Pereira da
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade estudar conceitos que misturam jogos e ensino para entender como aplicá-los de forma efetiva no jogo Robots (SERRADO; OLIVEIRA; CARVALHO, 2024). Para que este cumpra melhor seu objetivo de ser uma ferramenta complementar no ensino de pensamento computacional, foram desenvolvidas novas funcionalidades e feitas melhorias. Para a metodologia utilizou-se como base revisões bibliográficas desses conceitos e a compreensão do funcionamento do próprio jogo. Dessa forma, foram adicionadas as possibilidades de: a) criar expressões booleanas mais complexas a fim de abranger mais tópicos dos cursos iniciais de programação; b) rodar testes variados que antecedem o problema principal das fases para fazer com que o processo de testar o conhecimento do aluno seja mais preciso; c) programar em código escrito para aumentar a efetividade do uso do jogo como ferramenta de aprendizado; d) editar fases já salvas e exportadas para facilitar a criação de novos níveis baseados nestas; entre outras. Também foi criado uma linguagem escrita baseada em C e um compilador que transformasse o código em forma de texto dessa linguagem em tipos compatíveis com o jogo e com o antigo compilador de blocos gráficos. Todas as alterações e novas implementações feitas no jogo também levaram em consideração facilitar o desenvolvimento de implementações futuras, como variáveis e funções criadas pelo jogador e operações matemáticas. Com as modificações feitas no jogo, este agora abrange um pouco mais dos tópicos introdutórios de programação, além de possuir novas possibilidades e funcionalidades que ajudam o jogador a melhor solidificar o conhecimento passado pelo jogo.
Palavras-chave: Aprendizado baseado em jogos
Gamificação
Pensamento computacional
Game based learning
Gamification
Computational thinking
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Ago-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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