Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27180
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Analisando e incrementando o jogo de programação Robots |
| Autor(es)/Inventor(es): | Fonseca, Gabriel Conde Pinto |
| Orientador: | Silva, João Carlos Pereira da |
| Resumo: | Esse trabalho tem como finalidade estudar conceitos que misturam jogos e ensino para entender como aplicá-los de forma efetiva no jogo Robots (SERRADO; OLIVEIRA; CARVALHO, 2024). Para que este cumpra melhor seu objetivo de ser uma ferramenta complementar no ensino de pensamento computacional, foram desenvolvidas novas funcionalidades e feitas melhorias. Para a metodologia utilizou-se como base revisões bibliográficas desses conceitos e a compreensão do funcionamento do próprio jogo. Dessa forma, foram adicionadas as possibilidades de: a) criar expressões booleanas mais complexas a fim de abranger mais tópicos dos cursos iniciais de programação; b) rodar testes variados que antecedem o problema principal das fases para fazer com que o processo de testar o conhecimento do aluno seja mais preciso; c) programar em código escrito para aumentar a efetividade do uso do jogo como ferramenta de aprendizado; d) editar fases já salvas e exportadas para facilitar a criação de novos níveis baseados nestas; entre outras. Também foi criado uma linguagem escrita baseada em C e um compilador que transformasse o código em forma de texto dessa linguagem em tipos compatíveis com o jogo e com o antigo compilador de blocos gráficos. Todas as alterações e novas implementações feitas no jogo também levaram em consideração facilitar o desenvolvimento de implementações futuras, como variáveis e funções criadas pelo jogador e operações matemáticas. Com as modificações feitas no jogo, este agora abrange um pouco mais dos tópicos introdutórios de programação, além de possuir novas possibilidades e funcionalidades que ajudam o jogador a melhor solidificar o conhecimento passado pelo jogo. |
| Palavras-chave: | Aprendizado baseado em jogos Gamificação Pensamento computacional Game based learning Gamification Computational thinking |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Unidade produtora: | Instituto de Computação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 21-Ago-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GCPFonseca.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.