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http://hdl.handle.net/11422/27180
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, João Carlos Pereira da | - |
| dc.contributor.author | Fonseca, Gabriel Conde Pinto | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-23T17:54:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-25T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27180 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizado baseado em jogos | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
| dc.subject | Game based learning | pt_BR |
| dc.subject | Gamification | pt_BR |
| dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
| dc.title | Analisando e incrementando o jogo de programação Robots | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bastos, Valéria Menezes | - |
| dc.contributor.referee2 | Valério, Juliana Vianna | - |
| dc.contributor.referee3 | Rossetto, Silvana | - |
| dc.description.resumo | Esse trabalho tem como finalidade estudar conceitos que misturam jogos e ensino para entender como aplicá-los de forma efetiva no jogo Robots (SERRADO; OLIVEIRA; CARVALHO, 2024). Para que este cumpra melhor seu objetivo de ser uma ferramenta complementar no ensino de pensamento computacional, foram desenvolvidas novas funcionalidades e feitas melhorias. Para a metodologia utilizou-se como base revisões bibliográficas desses conceitos e a compreensão do funcionamento do próprio jogo. Dessa forma, foram adicionadas as possibilidades de: a) criar expressões booleanas mais complexas a fim de abranger mais tópicos dos cursos iniciais de programação; b) rodar testes variados que antecedem o problema principal das fases para fazer com que o processo de testar o conhecimento do aluno seja mais preciso; c) programar em código escrito para aumentar a efetividade do uso do jogo como ferramenta de aprendizado; d) editar fases já salvas e exportadas para facilitar a criação de novos níveis baseados nestas; entre outras. Também foi criado uma linguagem escrita baseada em C e um compilador que transformasse o código em forma de texto dessa linguagem em tipos compatíveis com o jogo e com o antigo compilador de blocos gráficos. Todas as alterações e novas implementações feitas no jogo também levaram em consideração facilitar o desenvolvimento de implementações futuras, como variáveis e funções criadas pelo jogador e operações matemáticas. Com as modificações feitas no jogo, este agora abrange um pouco mais dos tópicos introdutórios de programação, além de possuir novas possibilidades e funcionalidades que ajudam o jogador a melhor solidificar o conhecimento passado pelo jogo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Ciência da Computação | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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