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dc.contributor.advisorSilva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.authorFonseca, Gabriel Conde Pinto-
dc.date.accessioned2025-09-23T17:54:04Z-
dc.date.available2025-09-25T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27180-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em jogospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectGame based learningpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.titleAnalisando e incrementando o jogo de programação Robotspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Valéria Menezes-
dc.contributor.referee2Valério, Juliana Vianna-
dc.contributor.referee3Rossetto, Silvana-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como finalidade estudar conceitos que misturam jogos e ensino para entender como aplicá-los de forma efetiva no jogo Robots (SERRADO; OLIVEIRA; CARVALHO, 2024). Para que este cumpra melhor seu objetivo de ser uma ferramenta complementar no ensino de pensamento computacional, foram desenvolvidas novas funcionalidades e feitas melhorias. Para a metodologia utilizou-se como base revisões bibliográficas desses conceitos e a compreensão do funcionamento do próprio jogo. Dessa forma, foram adicionadas as possibilidades de: a) criar expressões booleanas mais complexas a fim de abranger mais tópicos dos cursos iniciais de programação; b) rodar testes variados que antecedem o problema principal das fases para fazer com que o processo de testar o conhecimento do aluno seja mais preciso; c) programar em código escrito para aumentar a efetividade do uso do jogo como ferramenta de aprendizado; d) editar fases já salvas e exportadas para facilitar a criação de novos níveis baseados nestas; entre outras. Também foi criado uma linguagem escrita baseada em C e um compilador que transformasse o código em forma de texto dessa linguagem em tipos compatíveis com o jogo e com o antigo compilador de blocos gráficos. Todas as alterações e novas implementações feitas no jogo também levaram em consideração facilitar o desenvolvimento de implementações futuras, como variáveis e funções criadas pelo jogador e operações matemáticas. Com as modificações feitas no jogo, este agora abrange um pouco mais dos tópicos introdutórios de programação, além de possuir novas possibilidades e funcionalidades que ajudam o jogador a melhor solidificar o conhecimento passado pelo jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

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