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http://hdl.handle.net/11422/27180
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Analisando e incrementando o jogo de programação Robots |
| Autor(es)/Inventor(es): | Fonseca, Gabriel Conde Pinto |
| Tutor: | Silva, João Carlos Pereira da |
| Resumen: | Esse trabalho tem como finalidade estudar conceitos que misturam jogos e ensino para entender como aplicá-los de forma efetiva no jogo Robots (SERRADO; OLIVEIRA; CARVALHO, 2024). Para que este cumpra melhor seu objetivo de ser uma ferramenta complementar no ensino de pensamento computacional, foram desenvolvidas novas funcionalidades e feitas melhorias. Para a metodologia utilizou-se como base revisões bibliográficas desses conceitos e a compreensão do funcionamento do próprio jogo. Dessa forma, foram adicionadas as possibilidades de: a) criar expressões booleanas mais complexas a fim de abranger mais tópicos dos cursos iniciais de programação; b) rodar testes variados que antecedem o problema principal das fases para fazer com que o processo de testar o conhecimento do aluno seja mais preciso; c) programar em código escrito para aumentar a efetividade do uso do jogo como ferramenta de aprendizado; d) editar fases já salvas e exportadas para facilitar a criação de novos níveis baseados nestas; entre outras. Também foi criado uma linguagem escrita baseada em C e um compilador que transformasse o código em forma de texto dessa linguagem em tipos compatíveis com o jogo e com o antigo compilador de blocos gráficos. Todas as alterações e novas implementações feitas no jogo também levaram em consideração facilitar o desenvolvimento de implementações futuras, como variáveis e funções criadas pelo jogador e operações matemáticas. Com as modificações feitas no jogo, este agora abrange um pouco mais dos tópicos introdutórios de programação, além de possuir novas possibilidades e funcionalidades que ajudam o jogador a melhor solidificar o conhecimento passado pelo jogo. |
| Materia: | Aprendizado baseado em jogos Gamificação Pensamento computacional Game based learning Gamification Computational thinking |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Unidade de producción: | Instituto de Computação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 21-ago-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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