Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27196

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Infâncias e dança: um caminho para a descolonização dos currículos na educação infantil
Other Titles: Childhood and dance: a path to decolonizing curricula in early childhood education
Author(s)/Inventor(s): Bizoni, Vania Moura
Advisor: Santos, Roberto Eizemberg dos
Abstract: Busco apresentar reflexões acerca da Dança-Educação numa perspectiva decolonial e antirracista na educação infantil, com o objetivo de produzir experiências corpóreas diversificadas e positivas, bem como abordar o currículo infantil dentro do conteúdo Dança sob a ótica afrodiaspórica. Tendo como aporte teórico Kiusam de Oliveira “Literatura Negro-Brasileira do Encantamento e as Infâncias: Reencantando Corpos Negros” (2020); Conceição Evaristo “Da representação à auto-representação da mulher negra na literatura brasileira” (2005); Maria Ignez de Souza Calfa “O Desafio de um Educar Poético na Dança” (2015); Renato Noguera “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639” (2014) para redimensionar a pesquisa.
Keywords: Dança
Dancing
Educação
Education
Educação infantil
Child rearing
Ensino
Teaching
Infância
Childhood
Currículo
Curriculum
Racismo
Racism
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BIZONI, Vania Moura. Infâncias e dança: um caminho para a descolonização dos currículos na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMBizoni.pdf492.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.